Ambiente Computacional

O Grupo de Avaliação de Políticas Públicas e Econômicas oferece um ambiente computacional onde professores, alunos de pós-graduação e membros associados podem desenvolver suas pesquisas.

O Laboratório é composto por três servidores, o Cangaceiro, o Lampião e o Bacamarte. Eles devem os seus nomes ao movimento do cangaço, ocorrido no sertão nordestino no final do século XIX mas tornando-se mais conhecido a partir de 1920 através de Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião.

Lampião é um servidor com quatro (04) processadores AMD Phenon (tm) II X4 B97 e possui 4GB de memória RAM. Lampião utiliza o Linux Ubuntu Server 16.04.2 LTS como o seu sistema operacional e é utilizado para serviços mais leves demandados pelos usuários do laboratório.

Cangaceiro é o segundo servidor oferecido pelo GAPPE. Ele possui oito (08) processadores Intel(R) Core(TM) i7-4770 @ 3.40 GHz e 8Gb de memória RAM. Utiliza-se o Linux CentOS 7.2.1511 como seu sistema operacional e é utilizado para serviços intermediários do laboratório que demandem mais capacidade de processamento e utilização de memória.

O Bacamarte é o servidor mais robusto utilizado pelo GAPPE. Ele é composto por dez (10) processadores Intel(R) Xeon(R) E5-2665 v2 @ 2.40 GHz e 128 GB de memoria RAM. O sistema operacional utilizado é o Linux CentOS 7.3.1611 e é utilizado para as tarefas mais pesadas do grupo que demandam bastante capacidade de processamento e de utilização de memória.

Todos os servidores do laboratório provem accesso a versões recentes do R, Stata, Maple, Mathematica, e MATLAB.

O Laboratório fica localizado no Departamento de Economia da UFPE. O administrador do laboratório é o professor Gustavo Ramos Sampaio.

Como obter uma conta em Lampião?

Alunos do curso de pós-graduação em Economia da UFPE (PIMES) e membros associados ao GAPPE podem obter acesso remoto a Lampião, Cangaceiro ou Bacamarte dependendo da demanda específica de cada um. Você pode solicitar a criação de sua conta mandando um email para o administrador do servidor.

Uma vez que possua uma conta, deve olhar a seguinte documentação:

Conectanto Remotamente:


  • Usuários Windows
  • Usuários Mac ou Linux
  • Utilizando o terminal

  • Observe que cada servidor é um recurso compartilhado entre os seus usuários. Desta forma, você é responsável pelos processos que deixar rodando no servidor e pelo tempo de uso da CPU. Os usuários são aconselhados a rodar os seus processos mais intensivos fora do horário convencional onde a demanda pelo sistema é menor. Os administradores do sistema podem reiniciar ou parar os processos ativos sem aviso prévio

    Armazenamento

    Quando você fizer o login o sistema irá direcioná-lo para a sua pasta de usuário home. Este diretório deve ser utilizado para o armazenamento dos seus arquivos, como bases de dados ou scripts de programas estatísticos ou matemáticos. Cada usuário terá um espaço de 2 GB em seu diretório. Para verificar a utilização de seu espaço podem digitar o seguinte comando: du -sh ~

    Caso haja a necessidade de obter mais espaço, devem contactar o administrador do laboratório.